Páginas

Nico Robin - One Piece

terça-feira, 27 de novembro de 2012

4 dicas para acertar na tintura do cabelo


Quem nunca tentou mudar a cor dos cabelos e acabou com um resultado completamente diferente do esperado? O motivo: "a cor natural do cabelo influencia no resultado. Tinturas são pigmentos que se somam aos que já existem nos fios e a cor final varia de acordo com o que já está ali"
A colorimetria é uma ciência que estuda como os pigmentos reagem nos fios dando origem às cores. É necessário até fazer contas para acertar no tom! Se você for adepta do tingimento dos fios em casa, é preciso ficar ainda mais atenta.

Atenção: antes de passar qualquer tintura, teste em uma mecha da nuca para ver como a cor vai ficar no seu cabelo!

O que você precisa entender antes de tingir os fios


TONS

O primeiro número que aparece na caixinha da tintura indica o tom base da cor. São oito os tons que o cabelo pode ter, do preto ao loiro claro. Esses números são os mesmos em todas as marcas.
NUANCES

O número que aparece depois do ponto indica a nuance da cor. Pode ser bege, dourado, acinzentado, vermelho, mate, acobreado, etc.

Esses números têm significados diferentes de acordo com a marca. Então, é importante ler o nome da cor, pois ele vai especificar isso! Exemplo: Louro dourado
ÁGUA OXIGENADA

O volume da água oxigenada define quantos tons ela é capaz de clarear. E o tempo de ação com o descolorante determina o clareamento. Nem sempre a água oxigenada que vem com a tintura é a indicada para você. Veja abaixo como cada volume age para acertar na escolha.
VolumeAçãoTempo de ação
10 Escurece os fios com a tinturaEspecificado na caixa da tinta
20Clareia de um a dois tonsDe 45 a 50 minutos
30Clareia de dois a três tonsDe 45 a 50 minutos
40Clareia de três a quatros tonsDe 45 a 50 minutos

Atenção: se seu cabelo for preto, talvez a água oxigenada clareie um tom a menos do que o esperado!
COMO PASSAR A COLORAÇÃO
A tintura deve ser aplicada no cabelo seco. Você deve estar há dois dias sem usar produtos sem enxágue nele. Siga as instruções que vêm na embalagem do produto sobre o seu tempo de ação.

Quanto à forma de aplicar, divida todo o cabelo em três ou quatro partes, formando mechas não muito grossas, e siga as dicas de Tony Rodrigues:

· Se for aplicar tintura escura ou do mesmo tom dos seus fios: comece aplicando pela parte da frente da cabeça. Isso porque a tinta age mais na região onde a aplicação começa e, se você iniciar pela nuca, corre o risco de a frente ficar desbotada.

· Se for aplicar tinta mais clara: inicie a aplicação pela nuca. Assim, evita que a frente fique desbotada.

· Se o cabelo for branco: comece por onde há maior concentração de fios brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário